Higienização

A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

QUALIDADE DO AR INTERIOR

O ar-condicionado oferece muito conforto e comodidade, especialmente nos dias muito quentes, porém também pode oferecer sérios riscos à saúde, caso não seja higienizado corretamente e essa higienização não seja feita com a freqüência exigida pela lei. Estudos realizados pelo Ministério da Saúde comprovam que o sistema de climatização, quando não higienizado, pode se transformar em uma arma letal aos que frequentam ambientes climatizados. Em um ambiente climatizado não higienizado são detectados fungos, ácaros e bactérias e esses agentes patogênicos podem levar à morte.

LEGIONELLA

O principal agente patogênico que se aloja na serpentina do ar condicionado é a bactéria Legionella.Legionella

Toda pessoa que está em um ambiente climatizado tem de 30% a 70% de chances de contrair a Legionella e em 80% dos casos essa bactéria leva a morte em apenas 15 dias. A Legionella é uma bactéria oportunista que ataca, principalmente, pessoas com sistema imunológico debilitado. A Legionelose apresenta-se sob a forma de infecção respiratória aguda ou pneumonia. Ela pode se apresentar de duas formas: Doença do Legionário ou Febre Pontiac. A Doença do Legionário é o tipo grave de pneumonia causada pela Legionella pneumophila. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar geral, dores musculares, tosse seca e falta de ar, que pode se associar a vômitos, diarreias, náuseas e dores abdominais. Já a Febre Pontiac provoca uma infecção de menor intensidade, apresentando sintomas semelhantes aos de um resfriado, contudo também pode matar.

CUIDADO, A LEGIONELLA MATA!

Como exemplo temos o caso do ex - Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, que morreu, pois contraiu a Legionella e o recente caso de um ginecologista de Belo Horizonte – MG que também morreu ao contrair a Legionella, já que não teve o cuidado necessário em seu próprio ambiente de trabalho.

A partir da morte do, então, Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, o Ministério da Saúde decretou a Portaria 3523/98, exigindo a higienização mensal dos aparelhos de ar condicionado, sendo que esse procedimento deve ser realizado por um produto biodegradável e notificado na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fim de limpa ar condicionado: “Art. 5º - Todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, observadas as determinações, abaixo relacionadas, visando à prevenção de riscos à saúde dos ocupantes: A. manter limpos os componentes do sistema de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno. “Art. 5º - Todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, observadas as determinações, abaixo relacionadas, visando à prevenção de riscos à saúde dos ocupantes:

A). manter limpos os componentes do sistema de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno.

 B). Utilizar, na limpeza dos componentes do sistema de climatização, produtos biodegradáveis devidamente registrados no Ministério da Saúde.

          

 

Anvisa